Histórico

O PPGEGC foi o primeiro programa de pós-graduação em engenharia e gestão do conhecimento criado no Brasil.  Foi oficialmente lançado em maio de 2004, na Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis.

A maturidade epistemológica do PPGEGC foi construída a partir dos anos 1980. Desde então, o Programa tem acompanhado as agendas de discussões globais, definindo temas de discussão como: cognição, inteligência aplicada, educação corporativa, sistemas de produção, qualidade total, gestão ambiental, sustentabilidade, empreendedorismo, inovação, entre outros.

Em 1985, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) ampliou suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, dando origem a uma nova abordagem do conhecimento, de maneira interdisciplinar. Em decorrência desta ampliação, criou-se a proposta do PPGEGC, com três áreas de concentração: engenharia do conhecimento, gestão do conhecimento e mídia do conhecimento.

Em 2008, foi criado o Departamento de Engenharia de Conhecimento (dEGC), instância institucional que oferece diversas disciplinas aos cursos de graduação da UFSC para desenvolver a visão interdisciplinar sobre temas contemporâneos e emergentes.

Ao longo de sua história, o PPGEGC conquistou prêmios e estabeleceu parcerias nacionais e internacionais. Nas duas últimas avaliações quadrienais realizadas pela CAPES*[1], o PPGECG obteve o conceito 5, considerada nota máxima para programas com apenas mestrado.  Atualmente, o PPGEGC tem buscado aprimorar sua qualidade acadêmica e investir em novas parcerias de internacionalização, para elevar seus resultados e conquistar as notas de excelência máxima na avaliação na Capes.

O PPGEGC já recebeu mais de 4000 candidaturas para o mestrado e quase 3000 para o doutorado. Anualmente, recebe mais de 500 candidatos que concorrem a 70 vagas anuais (35 para mestrado e 35 para doutorado). Formou mais de 500 pesquisadores, entre mestre e doutores, e aproximadamente 30 pós-doutores.

Seus egressos fortalecem o capital relacional do PPGEGC. Estão capacitados a desenvolver o conhecimento técnico-científico na aplicação de métodos, práticas e instrumentos que contribuam para o conhecimento (coletivo, organizacional ou regional) e, especificamente, para o avanço dos Sistemas de Gestão do Conhecimento (SGCs).

Os resultados do PPGEGC são evidenciados por meio da alta qualidade das pesquisas realizadas; como também em função das relações estabelecidas entre o programa, seus egressos e os setores da sociedade (empresarial, governamental, de P&D e terceiro setor). Desde a fundação, o PPGEGC pauta-se pela necessidade prioritária de interação com os demais atores dos sistemas regional e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação como parte integrante da evolução do estudo do conhecimento, como seu objeto de pesquisa.

O PPGEGC realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) por meio de parceiras com o setor governamental, viabilizando bolsas, auxílios e financiamentos a projetos de inovação. Além disso, o Programa tem investido em projetos colaborativos que visam à inserção social ou enfocam a integração de métodos, técnicas e práticas (de gestão, engenharia ou mídia do conhecimento) aplicados à sociedade e às organizações empresariais ou governamentais.

Estas iniciativas levaram o PGCEGC a criar a Rede de Conhecimento e Inovação Sustentável; a qual potencializa o ambiente de pesquisa e formação, aproximando alunos, professores e demais stakeholders dos desafios vivenciados na contemporaneidade.

[1] Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior is a government agency linked to the Brazilian Ministry of Education in charge of promoting high standards for post-graduate courses in Brazil.