Histórico

Para compreender como surgiu o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPGEGC, é necessário remontar o ano de 1985, quando o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP passou a adotar o Planejamento Estratégico como ferramenta gerencial. Neste período, o PPGEP ampliou suas áreas de concentração e suas linhas de pesquisa, dando origem a um novo domínio de conhecimento de natureza interdisciplinar que culminou na proposta do PPGEGC.

Duas ações ocorridas, ainda, no âmbito do PPGEP foram fundamentais para a criação do novo Programa: a implantação das áreas de concentração de caráter multidisciplinar, que deram gênese à Engenharia e Gestão do Conhecimento, e a constituição do Laboratório de Ensino a Distância – LED, instrumento de destaque internacional na aproximação do Programa (e de outras áreas da universidade) com o setor empresarial.

Desde sua criação em maio de 2004, o PPGEGC tem focado suas pesquisas e sua formação no conhecimento, percebido como produto, processo e resultado de interações sociais e tecnológicas entre agentes humanos e tecnológicos.

Em 2008 foi criado o Departamento de Engenharia de Conhecimento – dEGC, uma nova unidade no Centro Tecnológico da UFSC, contendo 15 docentes.

Em 2011 o dEGC passou a configurar um curso de graduação conectado às linhas de pesquisa do Programa. Neste sentido, o projeto do curso passou por vários ajustes e encontra-se, hoje, nos tramites institucionais para ser analisado pelos órgãos colegiados competentes. Ressalta-se a convergência das disciplinas elencadas no curso de graduação com disciplinas que hoje o dEGC já ministra a outros cursos de graduação e também ao Programa de Pós-graduação.

linha_do_tempo_egc.jpg