Áreas de Concentração

Gestão do Conhecimento | Engenharia do Conhecimento | Mídia e Conhecimento

 


 

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Coordenador: Édis Mafra Lapolli

Ano de início: 2004

 

Descrição: 

A área de Gestão do Conhecimento define conhecimento como “processo e produto efetivado na relação entre pessoas e agentes não humanos para a geração de valor.”  Esta área estuda as bases conceituais e metodológicas para implantação da gestão organizacional baseada no conhecimento.  Portanto, visa à transformação dos conhecimentos individuais em conhecimentos coletivos e organizacionais. Por meio da visão autopoiética, os conteúdos ministrados e as pesquisas realizadas enfocam o conhecimento organizacional, a economia, e o trabalhador do conhecimento. Deste modo, a área de Gestão do Conhecimento estimula a compreensão dos fatores determinantes nas transformações que estão ocorrendo na sociedade contemporânea como, por exemplo, a passagem da era industrial à era do conhecimento.

 

 


 

ENGENHARIA DO CONHECIMENTO

Coordenador: Fernando Alvaro O. Gauthier

Ano de início: 2004

 

Descrição:

A área de Engenharia do Conhecimento define conhecimento como “processo e produto tangível ou intangível efetivado na relação entre pessoas e agentes não humanos para a geração de valor.”  Desta forma, com base na visão cognitivista, os objetivos desta área de concentração incluem a pesquisa e o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas para a construção de modelos e sistemas de conhecimento em atividades intensivas em conhecimento.

 


 

MÍDIA E CONHECIMENTO

Coordenador: Richard Perassi Luiz de Sousa

Ano de início: 2004

 

Descrição:

A área de Mídia do Conhecimento adota uma visão de mundo conexionista e define o conhecimento como “resultado do encontro de actantes humanos ou não humanos na geração de valor”. Isto orienta a área a trabalhar o compartilhamento e disseminação do conhecimento, desenvolvimento e avaliação das mídias voltadas a catalisar a habilidade de grupos para pensar, comunicar, disseminar, preservar, apreender e criar conhecimento. São abordadas as questões relacionadas à filosofia da ciência, à epistemologia e à sociologia da comunicação; aos processos de inclusão e inovação; às teorias da cognição; às técnicas e equipamentos de produção desse tipo de mensagens e às teorias que as estudam.