Linhas de Pesquisa

Área de Engenharia do Conhecimento

 

EC – Teoria e Prática em Engenharia do Conhecimento

DESCRIÇÃO: Aborda metodologias e tecnologias da Engenharia do Conhecimento e da Inteligência Computacional e suas relações com a gestão e com a mídia do conhecimento.

 

EC – Engenharia do Conhecimento Aplicada às Organizações

DESCRIÇÃO: Aborda a concepção, desenvolvimento e implantação de soluções da Engenharia do Conhecimento em organizações públicas e privadas.

 

EC – Modelagem e Representação do Conhecimento

DESCRIÇÃO: Estuda abordagens da Engenharia do Conhecimento para a modelagem e representação do conhecimento.

 

 

Área de Gestão do Conhecimento

 

GC – Teoria e Prática em Gestão do Conhecimento

DESCRIÇÃO: Aborda a teoria e a prática da gestão do conhecimento e suas relações com a engenharia e com as mídias do conhecimento envolvendo pesquisas que tratam o planejamento e alinhamento coletivo do conhecimento por diferentes dimensões de análise, seja individual, de grupo, organizacional, inter organizacional ou em rede.

 

GC – Gestão do conhecimento organizacional

DESCRIÇÃO: Aborda os estudos teóricos e práticos sobre a utilização do conhecimento como fator de produção estratégico no gerenciamento de negócios relacionados à economia do conhecimento. Suas pesquisas relacionam-se aos elementos determinantes na gestão do conhecimento organizacional como, por exemplo, o processo de aprendizagem organizacional e seus sub processos de criação do conhecimento (identificação, integração, socialização, retenção-descarte, inovação, memória, propriedade, evolução e governança do conhecimento).

 

GC – Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade

DESCRIÇÃO: Estuda as metodologias, técnicas e ferramentas de gestão do conhecimento aplicadas à promoção do empreendedorismo, inovação e da sustentabilidade organizacional. Investiga o perfil dos indivíduos empreendedores, a governança ambiental e as redes de inovação; para tanto, propõe estudos nos quais os processos de criação e aplicação do conhecimento são determinantes para a implantação das mudanças exigidas pela economia do conhecimento.

 

 

Área de Mídia do Conhecimento

 

MC – Teoria e Prática em Mídia do Conhecimento

DESCRIÇÃO: Visa a construção, comunicação, preservação e difusão do conhecimento e suas relações com a engenharia e a gestão do conhecimento.

 

MC – Mídia e Disseminação do Conhecimento

DESCRIÇÃO: Esta linha de pesquisa trata da captação, produção e difusão da informação baseada em meios tecnológicos. Realiza uma reflexão e análise das implicações sociais da crescente dependência da sociedade em meios tecnológicos de comunicação.

 

MC – Mídia e Conhecimento na Educação

DESCRIÇÃO: Dentro desta linha de pesquisa se encontram todos os trabalhos direcionados a maximizar a eficiência do processo de ensino sob a utilização de meios tecnológicos. Esta linha trata da aplicação das ciências da computação, comunicação, e ciências cognitivas na construção do conhecimento, resolução de problemas, planejamento, educação e treinamento, com especial foco em facilitar a colaboração, e a educação à distância, e a educação baseada em tecnologias multimídia. Esta Linha de Pesquisa teve a sua origem na linha Tecnologia Educacional do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.