Grupos de Pesquisas

SIGMO – Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional

A gestão organizacional requer amplos estudos sobre informação e comunicação, visando o desenvolvimento de processos de significação e divulgação. Esses processos são aplicados na produção de mensagens e sistemas físicos de informação e divulgação, considerando-se o planejamento e a aplicação de estratégias eficientes de comunicação, junto ao público interno e ao público externo à organização. Os estudos ou pesquisas propostos e desenvolvidos neste grupo repercutem, portanto, nas organizações, sejam essas instituições ou empresas, mais especificamente, tratando de sua identidade e marca corporativa ou de produtos ou servi&cce dil;os decorrentes da organização. Assim, propõem coletar, desenvolver e oferecer conhecimentos sobre sistemas e estratégias humano-tecnológicas de significação, informação, design e comunicação organizacional. As áreas de conhecimento diretamente relacionadas aos estudos e pesquisas do grupo são: Comunicação Integrada de Marketing, Comunicação Educativa, Mídia do Conhecimento, Design, Estética e Semiótica, cujos conhecimentos são recuperados, desenvolvidos e direcionados à gestão da mídia, da informação e da comunicação nas organizações, especialmente na comunicação da marca corporativa.

 

Núcleo de Complexidade e Cognição (NUCOG)

O Núcleo de Complexidade e Cognição (Antigo Núcleo de Ecoergonomia) trabalha nas linhas de pesquisa Engenharia do Conhecimento, Mídias do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Educação e Tecnologia, Educação Especial e Tecnologia, Ecoergonomia, Organizações como Sistemas Complexos, Criatividade, Desenvolvimento Humano e Psicologia do Trabalho, que foram emergindo através de uma proposta inicial de interdisciplinaridade. O eixo filosófico que norteia o trabalho do Grupo se sustenta na Abordagem Ecosófica como proposto por Félix Guatari, seguindo a linha de Michael Foucault e Giles Deleuze. Os problemas são vistos dentro de uma abordagem sustentada no paradigma dos sistemas adaptativos complexos em que se leva em conta o indivíduo (Ecologia Humana) como parte indelével de seu nicho ecológico, a cultura que o modela (Ecologia Social), a qual, por sua vez, existe dentro de um Meio Ambiente (Ecologia Ambiental). O Grupo, formado em 1997, atua em um aspecto inovador, por congregar mestrandos e doutorandos de diversas regiões do Brasil, está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

 

Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI)

O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI) foi criado em 1997 e atualmente está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e ao Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (dEGC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O núcleo tem por objetivo desenvolver pesquisas nas áreas de concentração de forma que elas possam ser aplicadas à gestão de negócios. Formado por um grupo multidisciplinar, por meio de projetos e parcerias com empresas e outras instituições, ele coloca em prática as pesquisas desenvolvidas para, juntamente com as partes interessadas, encontrar e aplicar as melhores soluções para o objeto de estudo. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq desde a sua fundação.

Veja as publicações do grupo em: http://www.igti.ufsc.br

 

lodKEM – Linked Open Data & Knowledge Engineering and Management

A iniciativa lodKEM visa contribuir para o uso de Linked Open Data com alta qualidade promovendo seu uso em novas aplicações de domínios cruzados por desenvolvedores de todo o mundo. Segundo os coordenadores do projeto LOD2 afirmam que, as novas tecnologias para permitir o gerenciamento escalável de coleções Linked Data em muitos bilhões de triplas permitindo o estado da arte da Semantic Web de gerenciamento de dados, tanto comerciais como open-source, oferecendo oportunidades para novos produtos e spin-offs.

A iniciativa lodKEM está organizada como um projeto de longa duração que congrega vários projetos menores envolvendo aspectos especificos de Linked Data, Ontologias e Engenharia e Gestão do Conhecimento. Participam do projeto pesquisadores do Laboratório de Engenharia do Conhecimento, alunos de doutorado, de mestrado e de graduação.

Saiba mais sobre o grupo em: http://lodkem.egc.ufsc.br

 

KLOM – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory – KLOM) é um núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O KLOM foi cadastrado oficialmente em 2011 no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

Veja as publicações do grupo em: http://www.klom.ufsc.br

 

Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem

O Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem é liderado pelas Professoras Vânia Ribas Ulbricht e Alice T. C. Pereira, utiliza-se do HiperLab (Laboratório de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem) localizado junto ao Departamento de Expressão Gráfica da UFSC para a realização de suas pesquisas. O grupo de pesquisas está cadastrado desde 1997 no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

Saiba mais sobre o grupo em: http://wright.ava.ufsc.br/~hiperlab/

 

Grupo de Estudos de Segurança Pública (PMSC)

O Grupo de Estudos de Segurança Pública – PMSC – tem como objetivos gerar, disseminar, incentivar e compartilhar processos inovadores e atualizados em segurança pública; formar e capacitar membros da coorporação da Polícia Militar e membros das instituições parceiras; produzir e disseminar novas pesquisas para buscar novas soluções para os atuais desafios reunindo pesquisadores da segurança pública e das universidades. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

 

 

GOVERNO ELETRÔNICO, INCLUSÃO DIGITAL E SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.

O portal reúne pesquisadores de mestrado e doutorado dos programas de direito e de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC, sob a coordenação dos professores Aires José Rover e Orides Mezzaroba. A partir de 2008 formou-se várias parcerias em especial com a Universidade de Zaragoza, Espanha. Tem por objetivo principal consolidar o estudo e disseminação de trabalhos sobre governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento.

Saiba mais em: http://egov.ufsc.br/portal/

 

Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia

Lideres: Édis Mafra Lapolli e Ana Maria Bencciveni Franzoni

O Grupo de Pesquisa “Inovação em Ciência e Tecnologia” é resultado das pesquisas realizadas por seus integrantes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. O grupo vem trabalhando em esforços interdisciplinares e multidisciplinares para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. As iniciativas têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente, de acordo com os resultados alcançados na interação entre universidades, iniciativa privada e comunidade. Um exemplo de experiência bem sucedida do grupo é o projeto Jeca Tatu Empreendedor, que foi reconhecido nacional e internacionalmente. O projeto foi desenvolvido em 1999, tendo como campo de aplicação o ensino público estadual de Florianópolis, através da Escola Básica Hilda Theodoro Vieira, sendo que este projeto produziu resultados para alunos, professores e toda a comunidade. Estes resultados e seus desdobramentos são responsáveis por premiação e reconhecimento pela UNESCO. A premiação como Escola REFE
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6660956121200141

 

Grupo de pesquisa em Geoengenharia

Líderes: Édis Mafra Lapolli  e Lia Caetano Bastos

Os projetos em andamento e realizados pelo Grupo de Geoengenharia permitem aos executivos dos governos estaduais e municipais, tratarem adequadamente problemas relacionados com as questões tecnológicas e ambientais. Esses projetos, em nível estratégico, permitem assegurar aos municípios ou regiões passarem de um estágio de desenvolvimento para outro mais elevado, sendo que esse pode ser atingido por meio de ações a curto, médio e longo prazo. Muitos dos projetos desenvolvidos pelo grupo tiveram repercussão na mídia escrita e falada. Um dos últimos trabalhos realizados pelo Grupo de Geoengenharia foi a “Atualização Cadastral Imobiliária e Desenvolvimento de Sistema de Geoinformações para a Ilha de Santa Catarina”.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9214924253037825

 

Grupo de Pesquisa Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE)

Líderes: Ricardo Azambuja Silveira / Jerusa Marchi

O Grupo de pesquisa em Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE) visa promover a investigação científica sobre técnicas de Inteligência Artificial, de um modo geral e, em especial o emprego destas técnicas no campo da Informática na Educação e no Ensino a Distância. É também objetivo do grupo o estudo do emprego de Tecnologia de Informação e Computação (TIC) no processo de aprendizagem e a busca de formas inovadoras de aplicação destas tecnologias. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas na área de Informática na Educação e em Inteligência Artificial, com destaque para a modelagem e implementação de ambientes inteligentes e objetos de aprendizagem, baseados em técnicas de Inteligência Artificial. Atua também em pesquisas na área de Gestão de Pessoas com foco no uso de ambientes virtuais para programas de capacitação e na área de gestão de pessoas e de tecnologias para Educação a Distância. O grupo está cadastrado e certificado pela UFSC na plataforma do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8149342447678348

NEDEC² – Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência

O entendimento da Consciência é tema de relevância mundial entre inúmeros cientistas e em diferentes áreas da ciência, dada sua centralidade no mundo humano e suas implicações para todas as áreas do conhecimento, sendo tema potencialmente gerador de novos paradigmas de compreensão da realidade. A ideia que norteia os trabalhos deste núcleo de pesquisa é tomar o tema da Consciência do ponto de vista do Conhecimento, entendido como produto, processo ou relação. Dados a abrangência desse tema e suas possibilidades, a variedade de abordagens, e os possíveis desenvolvimentos tecnológicos delas consequentes, a interdisciplinaridade é condição fundamental. O NEDEC², em seu aspecto inovador, congrega doutores, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos de diversas formações. Consciência é o elo de ligação.

Link: CNPQ