Instituições de Fomento

Para consultar sobre editais de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação veja nos websites das agências e fundações abaixo:

Instituição Tipo de Fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  Bolsas de estudo no país e no exterior; Viagens de Estudo; Promoção da Cooperação Científica Internacional, entre outros.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica no Brasil e no exterior; Recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.
Fundação de Amparo à Pesquisa  e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) Chamadas públicas e por recepção de projetos em demanda espontânea para o fomento à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no âmbito da política estadual de ciência, tecnologia e inovação.
Financiadora de Estudos e projetos (FINEP)  A Finep concede financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A Finep também oferece apoio financeiro para a realização de eventos. Ainda apoia a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas, e o desenvolvimento de mercados.